Como fechar o arquivo para impressão

Para você que quer saber como produzir os seus materiais e fechar o seu arquivo corretamente, estamos disponibilizando esse manual de instruções.
Leia com atenção e produza os seus materiais corretamente.

 


Gabaritos
Você deve fazer os seus materiais dentro dos Gabaritos, que são arquivos predeterminados para você fazer a sua arte. A gráfica só imprime materiais enviados dentro desses arquivos. Para obter os Gabaritos, você deve baixá-los do site da gráfica, abrir no Corel Draw e também salvar nesta versão.

Esses arquivos já têm as margens colocadas no local correto. Respeite as margens para que o seu material não seja prejudicado. Não coloque informações importantes além da margem de segurança, senão elas serão cortadas. O fundo, seja ele vetor ou imagem, deverá ultrapassar a linha de corte, para que não fiquem filetes brancos em volta do material. Preste atenção na imagem abaixo, pois ela é muito importante.


Imagens e Cores
Se você usar imagens no seu material, lembre-se sempre de que elas deverão estar em formato Bitmap e no modo de cor CMYK. As imagens devem ter no mínimo 300 dpi's de resolução. Evite fazer materiais com frente escura e verso claro, ou frente clara e verso escuro, isso poderá manchar o lado mais claro do produto. 

Preenchimentos e contornos também devem estar em CMYK. A empresa não aceitará materiais com cores em Pantone® ou RGB. Por isso, faça sua arte utilizando a Paleta de Cores CMYK. Caso em seu arquivo tenha cores em Pantone® ou RGB, converta-as antes de enviar para a produção. 


Textos e fontes
Para evitar problemas com fontes no seu material, você deverá convertê-las em curvas. Deverão ter também mais de 7 pontos de tamanho para manter a boa resolução e legibilidade. Procure também não utilizar fontes com traços muito finos, para que não perca a sua resolução. 

Preenchimentos com as cores Preta e Azul
Para fazer um preto mais "vivo", não utilize o preto com 100% nas quatro cores (CMYK), isso sobrecarrega a máquina e propicia uma chance de manchas no seu material, além de as cores não encaixarem, principalmente em fontes, podendo ficar fora de registro devido ao excesso de cor. 

Para obter um preto mais "vivo", utilize esta regra C: 25% M: 25% Y: 0% K: 100%. Assim, você evita erros de impressão e tem uma qualidade maior no seu impresso. Esta fórmula você poderá usar para efeitos com Degradê. Uma dica: utilize esta regra apenas quando for fazer um fundo preto, ou quando esta cor tiver um destaque maior na sua arte. Não é recomendado para fontes e objetos pequenos. 

No caso da cor azul, quando usada, utilize esta regra C: 100% M: 80%, para que seu impresso não saia roxo. Utilize esta regra principalmente quando for usar a cor azul de fundo em algum material. 


Efeitos especiais
Se você utilizar efeitos especiais no seu material, você terá que fazer algumas alterações neles antes de enviar o seu arquivo para a gráfica. 

Mistura, Contorno interativo e Extrusão, você deverá Separar esses efeitos através do Corel Draw. 
Envelope, Distorção e Perspectiva, você deverá convertê-los em curvas.
Sombra, você deverá fazer o comando Separar grupo de sombreamento e converter a sombra em Bitmap. 


Acabamentos

A EU IMPRIMO não realiza acabamentos nas impressões. Exceto na confecção de banners onde aplicamos a madeira e cordão e em outdoors onde aplicamos (se contratado) reforço e ilhós.

FECHANDO ARQUIVO:
Depois de tudo pronto, confira passo a passo todos os itens deste manual, para que o seu arquivo saia do jeito que você quer. Faça o seu check-list

1) Sistema de cores: CMYK.
2) Bitmaps em modo de cor CMYK.
3) Fontes convertidas em curvas.
4) Resolução das imagens com no mínimo 300 dpi.
5) Conferir se o arquivo está dentro do GABARITO e obedecendo as margens de corte e segurança.
6) Verificar se preenchimentos e contornos estão em CMYK.
7) Efeitos Especiais do CorelDraw, todos devidamente convertidos.
8) Sombra, Degradê e PowerClip convertidos em Bitmap.
9) Conferir se o PRETO está dentro da regra, não usar "preto calçado".
10) Conferir se os acabamentos utilizados estão devidamente marcados e com as suas margens de segurança.
11) Verificar se estão na posição correta e com as distâncias corretas tanto de sangra quanto para segurança.
12) Para uma última verificação, vá em propriedades do documento e verifique se não há mais nenhum item fora do Gabarito, que é padrão da Eu Imprimo.
13) Os formatos de arquivos permitidos para envio são: .cdr, .pdf, .tif, .rar, .zip, .txt.

14) Para grandes formatos, envie sangra de 5cm de cada lado (caso a lona for esticada ou com reforço + ilhós) e arquivos em TIF me padrão CMYK (pode ser compactado em RAR ou ZIP para envio).

Atenção: Reforço e ilhós tomam 5cm das bordas, caso haja necessidade de que o reforço e ilhós não fique em cima da imagem, amplie as margens em 5cm de cada lado ou reduza o tamanho da arte - isso fica a critério do cliente para respeitar o formato final desejado.


ATENÇÃO PARA ENVIO DA ARTE FINAL DE OUTDOOR
Layouts a Traço/Vetor

Fontes: Convertidas em curvas.
Escala de Cores: CMYK
Formato: .CDR (CorelDRAW)
Tamanho: 48 x 16 cm
Obs.: Se tal arquivo possuir sombras, degradês ou transparências, considere a opção abaixo para envio. 

Layouts em Cromia/Imagem
Resolução: 300 dpi (mínimo)
Escala de Cores: CMYK
Formato: .TIFF
Tamanho: 48 x 16 cm

ARQUIVOS PARA LONAS
Aceitamos arquivos apenas na extensão TIFF com sistema de cores CMYK (compactadas em .ZIP ou .RAR).
FAVOR ENVIAR O ARQUIVO COM TAMANHO REAL
Tal arquivo pode vir com 10% do tamanho com no mínimo 300dpi e que não ultrapasse 1GB.
Arquivos que vierem na proporção menor (devido ao tamanho do arquivo) favor especificar no campo de OBSERVAÇÃO (ao falo do botão de envio do arquivo) as medidas de impressão.

 

ATENÇÃO CASO O ARQUIVO TIFF FIQUE MUITO GRANDE
Compacte o arquivo a ser enviado no formato .ZIP ou .RAR e tente fazer o envio. Nosso sistema suporta arquivos com até 200MB.
Caso não seja possível um arquivo menor que 200MB, na hora da compra faça upload de um arquivo .TXT contendo o link para donwload de seu arquivo em alta definição.